Onde fica
Em Pernambuco, a cidade do Recife, conhecida como "Veneza Brasileira", tem o Oceano Atlântico, os rios Capibaribe, Beberibe e Jordão e alguns canais cercando-a de água por todos os lados, daí a alusão à cidade italiana. Surgiu em 1537 e até o século 17 foi o porto da Vila de Olinda.
O que há para ver
- Centro Histórico
Com a ocupação holandesa em 1630, que durou 24 anos, teve início a urbanização da cidade sob a administração do conde Maurício de Nassau. Das 3 ilhas que compõe a parte mais antiga da cidade: Boa Vista, Santo Antônio e Recife, esta última conhecida como Recife Antigo, tem na Rua Bom Jesus, antiga Rua dos Judeus, boa parte do casario do século 17 restaurado.
Essa rua sediou a primeira sinagoga das Américas, Kahal Zur Israel, hoje o Centro Cultural Judáico de Pernambuco, onde se pode ver antigas paredes e piso, como também o mikvê, espécie de piscina para os rituais dos judeus europeus que para cá vieram por conta da perseguição durante a Inquisição. Alguns deles teriam sido os fundadores da cidade americana de NY, quando daqui se foram após a expulsão dos holandeses.
Nas imediações se encontra a Torre Malakoff, construída em 1855 para abrigar o primeiro observatório astronômico das Américas e portão de entrada da cidade para quem chegava pelo mar. Atualmente é um espaço para exposições temporárias de artes e fotografia.
Na praça Barão de Rio Branco está localizado o Marco Zero, local onde teria nascido a cidade e ponto inicial das estradas de Pernambuco.
Do Marco Zero, olhando-se em direção ao mar, avista-se sobre uma linha de arrecifes o Parque das Esculturas, são obras do artista Francisco Brennand ali colocadas na comemoração dos 500 anos do decobrimento do Brasil, em 2000. A maior delas, Coluna de Cristal, tem 32 metros e como várias obras do artista, foi alvo de polêmicas em virtude do seu formato. Por barco se pode chegar até o parque, a partir do Marco Zero.
Praça Comunidade Luso-Brasileira, s/n
Cais do Apolo, Recife
A área em torno do Marco Zero/Cais da Alfândega está passando por um processo de revitalização, iniciado com a inauguração do Paço Alfândega em 2003, shopping às margens do rio Capibaribe que ocupou o antigo prédio da Alfândega de Pernambuco. Neste complexo o destaque é para a Livraria Cultura a melhor do Recife e única do Nordeste.
- Praça da República
- Conjunto Arquitetônico do Convento Franciscano
- Forte das Cinco Pontas
Construído pelos holandeses(1630). Atualmente funciona como o Museu da Cidade, onde se encontram documentos iconográficos de importância para a preservação da história urbana e social do Recife. Apesar do nome, possui apenas 4 pontas.
A estrutura de ferro pré moldada foi trazida da França. Eleito o Melhor mercado do mundo numa disputa na Europa em 1911, tombado pelo IPHAN em 1973. Hoje, não só no seu interior, como também no seu entorno há frutas, artesanato, peixe e uma diversidade de coisas em meio à mistura de cheiros e cores e à balbúrdia de vendedores, compradores e visitantes.
- Pátio de São Pedro(1728)
Além da Igreja S.Pedro dos Clérigos, de fachada barroca, há construções coloniais coloridas em torno do pátio formando uma praça quadrada. Essas construções são ocupadas por bares, restaurantes. A Casa do Carnaval, espaço dedicado ao estudo do folclore regional e o Memorial Chico Science estão lá.
A melhor forma de se conhecer o Recife Antigo é caminhando. No entanto, um passeio pelo rio é uma maneira diferente de você apreciar o Centro Histórico, as pontes e o movimento da cidade ao entardecer.
- Orla de Boa Viagem
O Oceano Atlântico presenteou a cidade do Recife com 7 km de praias, que se dividem entre Pina e Boa Viagem. Porém, há uma rígida regra: não ultrapassar os arrecifes por conta do risco de ataque de tubarão. Fato que tem acontecido por provável desequilíbrio ambiental após a construção do Porto de Suape. É uma das mais bonitas praias urbanas com uma conservada pista de cooper, quadras de esporte, quiosques padronizados no calçadão, ciclovia e restaurantes da Avenida, um convite a se passar boas horas de lazer.
Imperdível!
Oficina Brennand A 20 km do centro, foi um antigo engenho, transformado na cerâmica da família Brennand e depois, oficina do artista. Amplos jardins, , lago, praça ( projetada por Burle marx) e esculturas, muitas delas monumentais. A Accademia é o espaço de exposição permanente de pinturas e desenhos de Brennand
Instituto Ricardo Brennand Inaugurado em 2002, tem o acervo distribuído em 2 construções. Pinturas (destaque para as 17 telas de Frans Post), esculturas distribuídas por corredores, obras de arte do século 15 a 21, uma cafeteria e um auditório. Uma Biblioteca e o Castelo (armaduras e armas especialmente da idade média). O local é lindo e bem preservado. Uma delícia tomar um cafezinho com bolo de rolo admirando as esculturas distribuídas nos amplos e belos jardins.
Bate e Volta:
- Itamaracá e prais do litoral Norte de PE
- Alto do Moura (Caruaru)
- Olinda
Veja também:
-Litoral Sul de PE
-Circuito das Igrejas
- Olinda
Veja também:
-Litoral Sul de PE
-Circuito das Igrejas